Hina Matsuri - O Festival das Bonecas

3 de março foi Dia das Meninas aqui no Nihon. Nesta ocasião acontece o famoso Festival de Bonecas (em japonês: 雛祭り, Hina Matsuri), um festival que, diferente dos demais, não é celebrado ao ar livre, com fogos, danças ou desfiles, mas dentro de toda casa cuja família tenha uma ou mais filhas.

Não é feriado nacional; apenas um dia em que bonecas especiais, chamadas de Hina-ningyō (雛人形), são dispostas em plataformas em degraus recobertas por um pano vermelho, numa espécie de altar para pedir aos deuses que a(s) menina(s) cresça(m) forte(s) e feliz(es).

Foto: David Wiley. Encontrada no Flickr


Estas plataformas variam em número, de três a sete, dependendo apenas da situação financeira de seus donos (ou seja: quem tem mais grana, compra bonecas mais tchans representando um cortejo inteiro e coloca mais plataformas para exibi-las). Como muitas famílias japonesas vivem em casas pequenas (ou com orçamento apertado), hoje em dia são muito populares versões com apenas o casal imperial, que dispensam as plataformas espaçosas.

Exemplo com três plataformas.
Foto: katorisi, da Wikipedia

A menos que já exista um conjunto dessas bonecas para ser passado de geração a geração, pais ou avós têm de adquiri-las quando nasce uma filha na família, e o primeiro Hina Matsuri dela é chamado de Hatsu zekku (初節句 ou 初節供), Primeiro Festival Sazonal.

Exemplo com sete plataformas. Foto: Wikipedia

As bonecas representam o imperador e a imperatriz, três damas da corte, cinco músicos, dois ministros e três serviçais, todos com vestimentas tradicionais do período Heian (794-1185).

A maioria das famílias monta esse conjunto em meados de fevereiro e o guarda imediatamente após o encerramento do festival, porque existe uma superstição que diz que aquelas que demoram muito para desmontar e guardar as bonecas enfrentarão muitas dificuldades para conseguir casar suas filhas.

Flores de pêssego, que simbolizam um casamento feliz, são elementos decorativos indispensáveis neste festival. As flores incorporam todas as qualidades consideradas como altamente desejáveis em uma mulher (pelo menos, na sociedade japonesa): delicadeza, elegância e serenidade. Ou seja: para que um casamento seja feliz, uma mulher deve ser frágil, preocupar-se com a moda e a etiqueta e jamais, jamais em sua vida sofrer uma crise de TPM...

Nos próximos artigos, vou tentar explicar como são dispostas as bonecas, acessórios e doces em cada uma das plataformas.

Para quem quiser saber mais (e tiver conhecimentos de inglês), as principais fontes de referência utilizadas para escrever este artigo foram:

- O artigo "Hina Matsuri" na Wikipédia em inglês (em português também vale, apesar de o artigo estar mais incompleto);

- About.com:Japanese Language : site muito bom explicando sobre essa tradição. Infelizmente, as ilustrações explicativas sobre a ordem em que aparecem as bonecas está meio confusa (sem falar de alguns desenhos na ordem errada);

- Far Strider : mostra fotos muito interessantes de um santuário na província de Wakayama que exibe milhares de bonecas Hina ningyō, além de Maneki neko (aqueles gatinhos de patinha levantada que são comumente encontrados dentro de muitas lojas como um talismã para atrair fregueses) e muitos outros tipos de bonecos e estátuas;

- Ginkoya : Conta de maneira bem detalhada a história e a evolução desse festival.

0 japanetários:

Related Posts with Thumbnails